segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROERD NO PÁDUA COSTA

Desde a semana passada o Cabo Aldemário da Polícia Militar, está desenvolvendo nas turmas de 5ª série da escola Pádua Costa, atividades relativas ao PROERD-(Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência).
O PROERD Surgiu na cidade de Los Angeles – EUA no ano de 1983.
 No Brasil chega em 1992 no Rio de Janeiro e 1993 chega a São Paulo e se inicia no Pará em 2003 tendo como Municípios pioneiros: Barcarena, Conceição do Araguaia e Augusto Corrêa.
Foram atendidas mais de 400 escolas e foram formadas aproximadamente 40 mil crianças em Belém e em vários Municípios do Estado.

Atividades do PROERD: 
Ação conjunta da Polícia Militar e família na prevenção e redução do uso de Drogas e da Violência entre crianças e jovens;
- Estabelecer uma relação de confiança entre a Policial Militar e o cidadão.
- Ao iniciar o programa nas escolas, são realizadas reuniões como os pais dos alunos e educadores da escola, com o objetivo de estabelecer um engajamento destes.
- Atua em sala de aula com crianças das séries iniciais e com 5º e o 7º ano do ensino fundamental.
- Uma vez por semana, o policial militar fardado, juntamente com o professor da turma, desenvolvem 10 lições no total, sendo que cada uma destas desenvolvem um tema específico, como: Compreendendo as consequências do uso das droga, Como resistir as pressões de grupo, Maneiras de dizer não às drogas e à violência, entre outros.
- Há um envolvimento dos familiares, professores e direção das escolas. São aulas movimentadas, com brincadeiras, dramatizações e dinâmicas de grupo. Ao concluir a aplicação do programa, há uma solenidade de formatura com a participação de autoridades militares e civis, pais, professores e representantes da comunidade. Há a entrega de um certificado,através do qual a criança se compromete a ficar longe das drogas.



PROERD-Momentos de descontração dos alunos na escola Pádua Costa. 

Nenhum comentário: