sexta-feira, 5 de março de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 No ano de 2009,  a professora Rosa Dalva, participou de  um Curso de  Especialização na UEPA,(Universidade do Estado do Pará), referente à Gestão Escolar, onde com orientação da professora Iolanda Rodrigues,  realizou uma pesquisa de campo  para elaboração da Monografia do referido Curso. Este trabalho  foi desenvolvido aqui na Escola "Dr. Pádua Costa", onde  trabalha  como Coordenadora do Laboratório de Informática.
Esta pesquisa teve como foco principal a Educação Inclusiva, cujo tema era: A formação dos professores e suas dificuldades no atendimento aos alunos com NEES, ( necessidades educativas especiais).
 Participaram desse trabalho 10 professores, dentre estes o Diretor,  professor Miguel Fonseca, aos quais a professora Rosa Dalva  agradece imensamente pela colaboração. O resultado da pesquisa revelou que as principais dificuldades dos professores quanto ao atendimento aos alunos com NEES são as seguintes:
1- Falta de recursos pedagógicos para trabalhar em sala de aula.
2- Falta de diagnóstico sistemático e adequado das necessidades que cada aluno apresenta.
3-Falta de formação inicial ou contínua do professor referente ao atendimento aos alunos com NEES.
A professora concluiu que as dificuldades elencadas, demonstram a realidade da maioria de nossas escolas, onde muito embora a Educação Inclusiva já seja uma realidade no cotidiano escolar, ainda está faltando acontecer de fato para que beneficie os que dela necessitam. Apesar dessas dificuldades entretanto, destaca a importância das políticas públicas se efetivarem  "sairem do papel" para que a Inclusão ocorra verdadeiramente nas escolas.
Por outro lado, ressalta  a necessidade das pessoas  que "fazem" a escola abraçarem esse ideal, sendo que a família também é muito importante nesse processo, assim como a formação específica do professor para trabalhar com estes alunos. Como contribuição deste trabalho, dentre outras, destaca a importância  do professor perceber que por meio da  Teoria das Inteligências Múltiplas,(Howard Gardner),  todas as pessoas possuem habilidade(s) que podem ser desenvolvida(s). Sendo assim, na Escola Inclusiva é possivel haver aprendizagem onde todos os alunos são capazes de aprender, independente da deficiência apresentada por eles. Ressalta que por isso mesmo, precisamos agir o quanto antes se quisermos um ensino de qualidade em nossas escolas.
Deixa uma frase para reflexão:
"O planeta não vai ser salvo por quem tira notas altas nas provas mas por aqueles que se importam com ele"
(Howard Gardner)

Nenhum comentário: