terça-feira, 9 de novembro de 2010

HOMENAGEM AO SAUDOSO "DR. PÁDUA COSTA"

É com muito pesar que informamos a todos o falecimento de Benedicto Celso de Pádua Costa , no último dia 5 de novembro, Secretário de Educação e Cultura em 1963. Na década de 60 as Escolas Reunidas do Município de Santa Bárbara , receberam o nome  "Dr. Pádua Costa",  em homenagem ao então Secretário.
O corpo de Benedicto Celso de Pádua Costa, advogado, jornalista e ex-secretário de Educação do Estado, foi sepultado no sábado no Cemitério Recanto da Saudade. Ele faleceu aos 84 anos, após uma crise de infecção urinária. Pádua Costa ainda permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Beneficente Portuguesa por duas semanas, mas não resistiu e morreu na última sexta-feira, 5, após uma parada cardíaca e insuficiência renal, e posterior falência múltipla dos órgãos.
(...)Ele começou a dedicar-se ao jornalismo durante o período da ditadura militar. Ele foi ainda chefe de gabinete do governador Aurélio do Carmo, no final da década de 1950, e assumiu também a Secretaria de Estado de Educação e Cultura. “Ele ajudou a promover o desenvolvimento da educação no Estado, com a construção de muitas escolas. Mesmo com a doença, ele nunca se deixou abater e sempre estava disposto a conversar”, disse a sobrinha.
(Diário do Pará 8 de novembro de 2010.)

Ontem , na Abertura do X Jogos da Paz, foi feito um minuto de silêncio em sua homenagem. 

texto: Profªs; Catarina, Cinara e Rosa Dalva.

2 comentários:

Professora Karlla Catete disse...

Esta é, realmente, uma enorme perda. Além de maravilhoso homem e jornalista, era meu padrinho de batismo amado, com quem tive a oportunidade de conviver de muito perto, e que deixa uma enorme lacuna não só no meu coração e de minha madrinha, Carmem, e filhos, mas no jornalismo e na educação paraenses.
Por sinal, mais um luto na família da imprensa.
Fica em paz, Padrinho.
Com amor, sua afilhada, jornalista e aprendiz de sempre, Karlla Catete.

Valente disse...

APROVEITO ESTE ESPAÇO PARA FAZER UMA REFERÊNCIA A PESSOA DO DR.PÁDUA COSTA. FUI UM DOS PRIMEIROS ALUNOS, NO ANO DE 67 A 69 NA ESCOLA PÁDUA COSTA NA VILA DE SANTA BÁRBARA,HOJE MUNICÍPIO, CURSEI DE 2ª A 4ª SÉRIE PRIMÁRIA NA ÉPOCA. QUANDO A ESCOLA FOI CONSTRUIDA, O FRACO ENSINO COMEÇOU A MELHORAR, POIS TUDO ERA ATRASADO, NÓS ESTUDÁVAMOS EM UM PRÉDIO DE MADEIRA A MINHA IRMÃ, ALCENIRA VALENTE, UMA DAS ALUNAS MAIS APLICADA, HOJE UMA GRANDE PEDAGOGA, AJUDAVA A ENSINAR TAMBÉM. NO INÍCIO DE 70 MINHA MÃE MUDOU-SE PARA BELÉM, ENTÃO FREQUENTAMOS COLÉGIOS MELHORES. HOJE AGRADEÇO A DEUS E A PESSOA DO SAUDOSO PÁDUA COSTA EU TER ESTUDADO NAQUELA HUMILDE ESCOLA, CONSTRUIDA POR ELE. SOU SUB-OFICIAL DA AERONÁUTICA E PROFESSOR DE MÚSICA. FRATERNALMENTE: MANOEL VALENTE. 18/06/2012.